Assign modules on offcanvas module position to make them visible in the sidebar.

A imagem de ultrassom usa ondas sonoras para produzir imagens do interior do corpo. É usado para ajudar a diagnosticar as causas da dor, inchaço e infecção nos órgãos internos do corpo e para examinar um bebê em gestantes e no cérebro e quadris em bebês. Também é usado para ajudar a orientar biópsias, diagnosticar doenças cardíacas e avaliar danos após um ataque cardíaco. O ultrassom é seguro, não invasivo e não usa radiação ionizante.

Este procedimento requer pouca ou nenhuma preparação especial. Seu médico irá instruí-lo sobre como se preparar, incluindo se você deve abster-se de comer ou beber de antemão. Deixe joias em casa e use roupas soltas e confortáveis. Você pode ser convidado a usar um vestido.

O que é a imagem geral do ultrassom? Quais são alguns usos comuns do procedimento? Como devo me preparar? Como é o equipamento? Como funciona o procedimento?

Como é realizado o procedimento? O que vou experimentar durante e após o procedimento? Quem interpreta os resultados e como os consigo? Quais são os benefícios versus riscos? Quais são as limitações da Imagem Geral de Ultrassom?

O que é a imagem do ultrassom?

O ultrassom é seguro e indolor. Produz imagens do interior do corpo usando ondas sonoras. A imagem de ultrassom também é chamada de ultrassom ou sonografia. Ele usa uma pequena sonda chamada transdutor e gel colocado diretamente na pele. Ondas sonoras de alta frequência viajam da sonda através do gel para o corpo. A sonda coleta os sons que se recuperam. Um computador usa essas ondas sonoras para criar uma imagem. Os exames de ultrassom não utilizam radiação (como usado em raios-x). Como as imagens são capturadas em tempo real, elas podem mostrar a estrutura e o movimento dos órgãos internos do corpo. Eles também podem mostrar sangue fluindo através de vasos sanguíneos.

A imagem de ultrassom é um exame médico não invasivo que ajuda os médicos a diagnosticar e tratar condições médicas.

O ultrassom convencional exibe as imagens em seções finas e planas do corpo. Os avanços na tecnologia de ultrassom incluem ultrassom tridimensional (3D) que formate os dados de onda sonora em imagens 3D.

Um estudo de ultrassom doppler pode fazer parte de um exame de ultrassom.

O ultrassom Doppler é uma técnica especial de ultrassom que avalia o movimento dos materiais no corpo. Permite que o médico veja e avalie o fluxo sanguíneo através de artérias e veias do corpo.

Existem três tipos de ultrassom Doppler:

  • Color Doppler usa um computador para converter medidas do Doppler em uma matriz de cores para mostrar a velocidade e a direção do fluxo sanguíneo através de um vaso sanguíneo.
  • Power Doppler é uma técnica mais nova que é mais sensível do que a cor Doppler e capaz de fornecer maior detalhe do fluxo sanguíneo, especialmente quando o fluxo sanguíneo é pequeno ou mínimo. Power Doppler, no entanto, não ajuda o radiologista a determinar a direção do fluxo sanguíneo, o que pode ser importante em algumas situações.
  • O Doppler espectral exibe medições de fluxo sanguíneo graficamente, em termos da distância percorrida por unidade de tempo, em vez de como uma imagem colorida. Ele também pode converter informações de fluxo sanguíneo em um som distinto que pode ser ouvido a cada batimento cardíaco.

Quais são alguns usos comuns do procedimento?

Exames de ultrassom podem ajudar a diagnosticar uma variedade de condições e avaliar danos nos órgãos após a doença.

O ultrassom é usado para ajudar os médicos a avaliar sintomas como:

  • Dor
  • Inchaço
  • Infeção

O ultrassom é uma maneira útil de examinar muitos dos órgãos internos do corpo, incluindo, mas não se limitando ao:

  • vasos cardíacos e sanguíneos, incluindo a aorta abdominal e seus principais ramos
  • Fígado
  • Vesícula biliar
  • Baço
  • Pâncreas
  • Rins
  • Bexiga
  • útero, ovários, efetonão nascido em pacientes grávidas
  • Olhos
  • glândulas tireoide e parathireóide
  • escroto (testículos)
  • cérebro em bebês
  • quadris em bebês
  • coluna vertebral em bebês

O ultrassom também está acostumado a:

procedimentos-guia, como biópsias de agulhas,em que agulhas são usadas para amostrar células de uma área anormal para testes laboratoriais.

imagem das mamas e biópsia guia do câncer de mama ( veja a página de Biópsia de Mama Guiada por Ultrassom .

diagnosticar uma variedade de doenças cardíacas, incluindo problemas de válvula e insuficiência cardíaca congestiva, e avaliar danos após um ataque cardíaco. O ultrassom do coração é comumente chamado de "ecocardiograma" ou "eco" para abreviar.

Imagens de ultrassom doppler podem ajudar o médico a ver e avaliar:

  • bloqueios ao fluxo sanguíneo (como coágulos)
  • estreitamento de navios
  • tumores e malformações vasculares congênitas
  • fluxo sanguíneo reduzido ou ausente para vários órgãos, como os testículos ou ovário
  • aumento do fluxo sanguíneo, que pode ser um sinal de infecção

Com o conhecimento sobre a velocidade e o volume do fluxo sanguíneo obtido a partir de uma imagem de ultrassom doppler, o médico pode muitas vezes determinar se um paciente é um bom candidato para um procedimento como a angioplastia.

Como devo me preparar?

Use roupas confortáveis e soltas. Você pode precisar remover todas as roupas e joias da área para ser examinado.

Você pode ser solicitado a usar um vestido durante o procedimento.

A preparação para o procedimento dependerá do tipo de exame que você terá. Para alguns exames, seu médico pode instruir você a não comer ou beber por até 12 horas antes da sua consulta. Para outros, você pode ser solicitado a beber até seis copos de água duas horas antes do seu exame e evitar urinar para que sua bexiga esteja cheia quando o exame começar.

Como é o equipamento?

Os scanners de ultrassom consistem em um console de computador, tela de exibição de vídeo e um transdutorconectado. O transdutor é um pequeno dispositivo portátil que se assemelha a um microfone. Alguns exames podem usar transdutores diferentes (com diferentes capacidades) durante um único exame. O transdutor envia ondas sonoras inaudíveis e de alta frequência para o corpo e, em seguida, ouve os ecos que retornam. Os princípios são semelhantes ao sonar usado por barcos e submarinos.

O tecnólogo aplica uma pequena quantidade de gel na área em análise e coloca o transdutor lá. O gel permite que as ondas sonoras viajem para frente e para trás entre o transdutor e a área em análise. A imagem do ultrassom é imediatamente visível em uma tela de exibição de vídeo que parece um monitor de computador. O computador cria a imagem com base na intensidade (amplitude), tom (frequência) e tempo necessário para que o sinal de ultrassom retorne ao transdutor. Também leva em conta que tipo de estrutura corporal e/ou tecido o som está viajando.

Como funciona o procedimento?

A imagem de ultrassom baseia-se nos mesmos princípios envolvidos no sonar usado por morcegos, navios e pescadores. Quando uma onda sonora atinge um objeto, ela se recupera, ou ecoa. Medindo essas ondas de eco, é possível determinar quão longe o objeto está, bem como o tamanho, forma e consistência do objeto. Isso inclui se o objeto é sólido ou cheio de fluido.

Na medicina, o ultrassom é usado para detectar alterações no aparecimento de órgãos, tecidos e vasos e para detectar massas anormais, como tumores.

Em um exame de ultrassom, um transdutor envia as ondas sonoras e registra as ondas ecoando. Quando o transdutor é pressionado contra a pele, ele envia pequenos pulsos de ondas sonoras inaudíveis e de alta frequência para o corpo. À medida que as ondas sonoras saltam de órgãos internos, fluidos e tecidos, o receptor sensível no transdutor registra pequenas alterações no tom e direção do som. Essas ondas de assinatura são imediatamente medidas e exibidas por um computador, o que, por sua vez, cria uma imagem em tempo real no monitor. Um ou mais quadros das imagens em movimento são tipicamente capturados como imagens estádas. Pequenos loops de vídeo das imagens também podem ser salvos.

O ultrassom Doppler, uma técnica especial de ultrassom, mede a direção e a velocidade das células sanguíneas à medida que se movem através dos vasos. O movimento das células sanguíneas causa uma mudança no tom das ondas sonoras refletidas (chamada de efeito Doppler). Um computador coleta e processa os sons e cria gráficos ou imagens coloridas que representam o fluxo de sangue através dos vasos sanguíneos.

Como é realizado o procedimento?

Para a maioria dos exames de ultrassom, você vai ficar de cara para cima em uma mesa de exame que pode ser inclinada ou movida. Os pacientes podem ser voltados para ambos os lados para melhorar a qualidade das imagens.

Depois de posicionado na mesa de exame, o radiologista (um médico especificamente treinado para supervisionar e interpretar exames de radiologia) ou sonografista aplicará um gel à base de água quente na área do corpo que está sendo estudado. O gel ajudará o transdutor a fazer contato seguro com o corpo e eliminar bolsões de ar entre o transdutor e a pele que pode impedir que as ondas sonoras passem para o seu corpo. O transdutor é colocado no corpo e movido para frente e para trás sobre a área de interesse até que as imagens desejadas sejam capturadas.

Geralmente não há desconforto por pressão, pois o transdutor é pressionado contra a área que está sendo examinada. No entanto, se a varredura for realizada sobre uma área de ternura, você pode sentir pressão ou dor menor do transdutor.

A sonografia doppler é realizada usando o mesmo transdutor.

Raramente, crianças pequenas podem precisar ser sedadas para ficar quietas para o procedimento. Os pais devem perguntar sobre isso de antemão e estar cientes das restrições alimentares e bebidas que podem ser necessárias antes da sedação.

Uma vez que a imagem esteja completa, o gel de ultrassom claro será apagado de sua pele. Todas as porções que não forem limpas secarão rapidamente. O gel de ultrassom não costuma manchar ou descolorir roupas.

Em alguns estudos de ultrassom, o transdutor é anexado a uma sonda e inserido em uma abertura natural no corpo. Estes exames incluem:

  • Ecocardiograma transesofágico. O transdutor é inserido no esôfago para obter imagens do coração.
  • Ultrassom transretal. O transdutor é inserido no reto de um homem para ver a próstata.
  • Ultrassom transvaginal. O transdutor é inserido na vagina de uma mulher para ver o útero e os ovários.

O que vou experimentar durante e após o procedimento?

A maioria dos exames de ultrassom são indolor, rápidos e facilmente tolerados.

Exames de ultrassom nos quais o transdutor é inserido em uma abertura do corpo podem produzir um mínimo de desconforto.

Se um estudo de ultrassom doppler for realizado, você pode realmente ouvir sons de pulso que mudam de tom à medida que o fluxo sanguíneo é monitorado e medido.

A maioria dos exames de ultrassom são concluídos em 30 minutos, embora exames mais extensos possam levar até uma hora.

Quando o exame estiver completo, você pode ser solicitado a se vestir e esperar enquanto as imagens do ultrassom são revisadas.

Após um exame de ultrassom, você deve ser capaz de retomar suas atividades normais imediatamente.

Quem interpreta os resultados e como os consigo?

Um radiologista, um médico treinado para supervisionar e interpretar exames de radiologia, analisará as imagens. O radiologista enviará um relatório assinado ao médico que solicitou o exame. Seu médico então compartilhará os resultados com você. Em alguns casos, o radiologista pode discutir os resultados com você após o exame.

Exames de acompanhamento podem ser necessários. Se assim for, seu médico explicará por quê. Às vezes, um exame de acompanhamento é feito porque uma possível anormalidade precisa de uma avaliação adicional com vistas adicionais ou uma técnica especial de imagem. Um exame de acompanhamento também pode ser feito para ver se houve alguma mudança em uma anormalidade ao longo do tempo. Os exames de acompanhamento às vezes são a melhor maneira de ver se o tratamento está funcionando ou se uma anormalidade é estável ou mudou.

Quais são os benefícios versus riscos?

Benefícios

A maioria dos ultrassom é não invasiva (sem agulhas ou injeções).

Ocasionalmente, um exame de ultrassom pode ser temporariamente desconfortável, mas não deve ser doloroso.

O ultrassom é amplamente disponível, fácil de usar e menos caro do que a maioria dos outros métodos de imagem.

A imagem de ultrassom é extremamente segura e não usa radiação.

A varredura do ultrassom dá uma imagem clara de tecidos moles que não aparecem bem em imagens de raio-x.

O ultrassom é a modalidade de imagem preferida para o diagnóstico e acompanhamento de gestantes e seus bebês não nascidos.

O ultrassom fornece imagens em tempo real, tornando-se uma boa ferramenta para orientar procedimentos minimamente invasivos, como biópsias de agulha e aspiração de fluidos.

Riscos

O ultrassom diagnóstico padrão não tem efeitos nocivos conhecidos em humanos.

Quais são as limitações da Imagem Geral de Ultrassom?

As ondas de ultrassom são interrompidas por ar ou gás. Portanto, o ultrassom não é uma técnica ideal de imagem para o intestino cheio de ar ou órgãos obscurecidos pelo intestino. O ultrassom não é tão útil para imagens de pulmões cheios de ar, mas pode ser usado para detectar fluido ao redor ou dentro dos pulmões. Da mesma forma, o ultrassom não pode penetrar no osso, mas pode ser usado para imagens de fraturas ósseas ou para infecção ao redor de um osso.

Pacientes grandes são mais difíceis de imagem por ultrassom porque maiores quantidades de tecido atenuam (enfraquecem) as ondas sonoras à medida que passam mais fundo no corpo e precisam ser devolvidos ao transdutor para análise.

O ultrassom tem dificuldade em penetrar osso e, portanto, só pode ver a superfície externa das estruturas ósseas e não o que está dentro (exceto em bebês que têm mais cartilagem em seus esqueletos do que crianças ou adultos mais velhos). Para visualizar a estrutura interna dos ossos ou certas articulações, muitas modalidades de imagem, como a ressonância magnética, são tipicamente utilizadas.