Assign modules on offcanvas module position to make them visible in the sidebar.

O raio-x panorâmico usa uma dose muito pequena de radiação ionizante para capturar toda a boca em uma imagem. É comumente realizado por dentistas e cirurgiões orais na prática cotidiana e pode ser usado para planejar o tratamento de dentaduras, aparelhos, extrações e implantes.

Este exame requer pouca ou nenhuma preparação especial. Diga ao seu médico se há uma possibilidade de você estar grávida. Remova quaisquer joias, óculos ou objetos metálicos que possam interferir nas imagens de raio-x. Você será solicitado a usar um avental de chumbo para proteger o resto do seu corpo de qualquer exposição à radiação.

O que é raio-X panorâmico?

A radiografiapanorâmica , também chamada de raio-xpanorâmico, é um exame de raio-x dentário bidimensional (2D) que captura toda a boca em uma única imagem, incluindo os dentes, mandíbulas superiores e inferiores, estruturas circundantes e tecidos.

A mandíbula é uma estrutura curva semelhante à de uma ferradura. No entanto, o raio-x panorâmico produz uma imagem plana da estrutura curva. Geralmente fornece detalhes dos ossos e dentes.

Um raio-x (radiografia) é um teste médico não invasivo que ajuda os médicos a diagnosticar e tratar condições médicas. A imagem com raios-X envolve expor uma parte do corpo a uma pequena dose de radiação ionizante para produzir imagens do interior do corpo. Os raios-X são a forma mais antiga e mais usada de imagem médica.

Ao contrário de um raio-x intraoral tradicional onde o detector de filme/raio-x é colocado dentro da boca, o filme para um raio-x panorâmico está contido dentro da máquina.

Quais são alguns usos comuns do procedimento?

Um raio-x panorâmico é um exame comumente realizado por dentistas e cirurgiões orais na prática cotidiana e é uma importante ferramenta de diagnóstico. Cobre uma área mais ampla do que um raio-x intraoral convencional e, como resultado, fornece informações valiosas sobre os seiosmaxilais, posicionamento dentário e outras anormalidades ósseas. Este exame também é utilizado para planejar o tratamento de próteses completas e parciais, aparelhos, extrações e implantes.

Um raio-x panorâmico também pode revelar problemas odontológicos e médicos como:

  • doença periodontal avançada
  • cistos nos ossos da mandíbula
  • tumores de mandíbula e câncer bucal
  • dentes impactados, incluindo dentes do siso
  • distúrbios da mandíbula (também conhecidos como distúrbios da articulação temporomandibular ou TMJ)
  • Sinusite

Como devo me preparar?

Um exame panorâmico de raio-x não requer preparação especial.

Você pode ser solicitado a usar um avental de chumbo como precaução de segurança para proteger o resto do seu corpo de qualquer exposição à radiação que possa se espalhar do feixe de raios-X panorâmico. Você também pode ser solicitado a remover suas joias da região sendo imagens, óculos e quaisquer objetos metálicos que possam interferir com as imagens de raio-x.

As mulheres devem sempre informar seu dentista ou cirurgião oral se há alguma possibilidade de estarem grávidas. Muitos exames de imagem não são realizados durante a gravidez para não expor o feto à radiação. Se for necessário um raio-x, serão tomadas precauções para minimizar a exposição à radiação ao bebê. Consulte a página Segurança para obter mais informações sobre gravidez e raios-x.

Como é o equipamento?

Uma máquina de raio-x panorâmica consiste em dois lados. Um tubo de raio-x é montado de um lado e o filme de raio-x ou um detector no lado oposto. A cabeça do paciente está posicionada com queixo, testa e descansos laterais. O paciente pode ser fornecido com um bloqueador de mordidas para abrir a boca ligeiramente para uma imagem mais clara.

Como funciona o procedimento?

Raios-X são uma forma de radiação como luz ou ondas de rádio. Raios-X passam pela maioria dos objetos, incluindo o corpo. Uma vez que é cuidadosamente direcionado para a parte do corpo que está sendo examinada, uma máquina de raio-x produz uma pequena explosão de radiação que passa pelo corpo, gravando uma imagem em filme fotográfico ou um detector especial.

Durante um exame panorâmico de raio-x, o tubo de raio-x gira em um semicírculo ao redor da cabeça do paciente, começando por um lado da mandíbula e terminando do outro lado.

Em vez de depender de uma película colocada dentro da boca, uma máquina de raio-x panorâmica projeta um feixe através do paciente para a película ou um detector girando em frente ao tubo de raio-x.

A maioria das imagens de raio-x são arquivos digitais que são armazenados eletronicamente. Essas imagens armazenadas são facilmente acessíveis para diagnóstico e manejo de doenças.

O formato digital também permite que o dentista ajuste e mude o contraste, brilho e escuridão da imagem para melhor visualização de certas estruturas e tecidos. As imagens em filme não podem ser ajustadas ou alteradas.

Como é realizado o procedimento?

Primeiro, você estará situado no centro da unidade onde o técnico irá posicionar cuidadosamente e fixar sua cabeça. A unidade pode ser ajustada para acomodar um paciente em pé ou sentado em uma cadeira de rodas. Em seguida, um bloqueador de mordidas é colocado em sua boca para garantir o alinhamento adequado dos dentes. A colocação correta dos dentes e da cabeça é importante para obter uma imagem clara.

Você será solicitado a permanecer muito quieto enquanto o braço rotativo viaja em um semicírculo ao redor do perímetro de sua cabeça e as imagens estão sendo tiradas. Isso normalmente pode durar entre 12 a 20 segundos.

O que vou experimentar durante e após o procedimento?

Um exame de raio-x panorâmico é indolor, rápido e fácil de realizar. Pode ser recomendado durante raios-x intraorais para pacientes que tenham um reflexo sensível da mordaça.

Quais são os benefícios versus riscos?

Benefícios

Nenhuma radiação permanece no corpo de um paciente depois de um exame de raio-x.

Os raios-X geralmente não têm efeitos colaterais na faixa de diagnóstico típica para este exame.

Raios-x panorâmicos podem ser usados para crianças muito pequenas, já que o filme não precisa ser colocado dentro da boca.

Riscos

As mulheres devem sempre informar seu dentista ou cirurgião oral se há alguma possibilidade de estarem grávidas. Consulte a página Segurança para obter mais informações sobre gravidez e raios-x.

topo de página

Quais são as limitações do raio-X panorâmico?

Um raio-x panorâmico não fornece informações precisas e detalhadas sobre cada dente ou tecidos moles individuais, como os músculos. É geralmente usado como uma avaliação inicial dos ossos e dentes. Como sua boca é curva, o raio-x panorâmico às vezes pode criar uma imagem ligeiramente embaçada onde medidas precisas de seus dentes e mandíbula não são possíveis. Se o seu dentista ou cirurgião precisar de mais informações, uma tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (RM) podem ser ordenadas. Isso pode incluir a Ct do Feixe de Cone Dental,um exame de imagem desenvolvido especificamente para esta parte do corpo.