Pneumologia refere-se à especialidade relacionada ao funcionamento do sistema respiratório – pulmões, tubos brônquicos, pleura e traqueia – e doenças associadas:

  • Apneia do sono
  • Doença pulmonar obstrutiva crônica, ou DPOC
  • Asma e alergias respiratórias
  • Infecções respiratórias (pleurisia, broncopneumonia, tuberculose, legionellose, etc.)
  • Alterações devido à inalação prolongada de um mesmo tipo de poeira (pneumoconiose)
  • Tumores bronchopulmonares,
  • Insuficiência respiratória
  • Etc.

Dadas as consequências do esgotamento do oxigênio no corpo, a pneumologia está intimamente ligada a:

  • Cardiologia
  • Neurologia

Quando ver um pneumologista

Uma tosse persistente, a secreção anormal do muco brônquico, falta de ar acentuada pelo esforço (dispneia), dor no peito, distúrbios do sono ou mesmo vestígios de sangue em uma escarro requerem consulta com um MÉDICO que avaliará se é necessário encaminhá-lo a um pneumologista. O risco de doença pulmonar é maior entre as pessoas que fumam, têm pressão alta ou são expostas a determinadas substâncias como serragem, amianto ou cimento. Uma vez comprovada uma patologia pulmonar, não é mais necessário ver um GP para acompanhamento médico.

O que faz um pneumologista?

Seguindo um questionário detalhado sobre as doenças pessoais (doenças infantis) do paciente e, em particular, o histórico familiar, o pneumologista examinará o paciente com um estetoscópio e verificará a saturação de oxigênio usando um dispositivo sensor no dedo para medir a frequência de pulso, frequência cardíaca, temperatura corporal e pressão arterial. A análise do gás sanguíneo para avaliar a oxigenação (gasometria arterial) ou exploração funcional respiratória (RFE) por espirômetro pode ser realizada diretamente na clínica do pneumologista ou em um hospital. Outros testes como análise de sangue, urina ou escarro (tuberculose), imagem (raio-X pulmonar, tomografia computadorizada, fibroscopia brônquica), testes de estresse ou registro polissomográfico podem ser solicitados para fazer um diagnóstico.

Como funcionam os tratamentos de pneumologia?

Dependendo da condição, os tratamentos podem ser administrados oralmente ou por injeção ou inalação. Deve-se notar que a eficácia do método de tratamento depende muito do estrito cumprimento das instruções de uso do dispositivo de inalação. A inalação também é usada para melhorar a oxigenação (oxigenoterapia) em caso de insuficiência respiratória e em caso de apneia do sono, quando uma máscara de pressão positiva contínua das vias aéreas é instalada. O pneumologista também pode recorrer ao uso de reabilitação respiratória, programa ambulatorial com foco em fisioterapia respiratória, atividade física (requalificação para esforço, fortalecimento muscular e resistência), reabilitação nutricional e apoio psicológico, entre outros.