Assign modules on offcanvas module position to make them visible in the sidebar.

Um eletrocardiograma é uma imagem da condução elétrica do coração. Examinando mudanças do normal no ECG, os médicos podem identificar uma infinidade de processos de doenças cardíacas.

Existem duas maneiras de aprender a interpretação do ECG — reconhecimento de padrão (o mais comum) e entender os vetores elétricos exatos registrados por um ECG no que se referem à eletrofisiologia cardíaca — e a maioria das pessoas aprende uma combinação de ambos. Este tutorial emparelha as abordagens, pois basear a interpretação do ECG apenas no reconhecimento de padrões não é suficiente.

Partes de um ECG

O ECG padrão tem 12 leads. Seis dos condutores são considerados "fios de membros" porque são colocados nos braços e/ou pernas do indivíduo. As outras seis pistas são consideradas "leads pré-cordiais" porque são colocadas no tronco (precordium).

Os seis membros são chamados chumbo I, II, III, aVL, aVR e aVF. A letra "a" significa "aumentada", pois esses leads são calculados como uma combinação de leads I, II e III.

Os seis leads pré-cordiais são chamados de leads V1, V2, V3, V4, V5 e V6.

Abaixo está um rastreamento ECG normal de 12 pistas. As diferentes partes do ECG serão descritas nas seguintes seções.

O ECG Normal

Um ECG normal contém ondas, intervalos, segmentos e um complexo, conforme definido abaixo.

Onda: Uma deflexão positiva ou negativa da linha de base que indica um evento elétrico específico. As ondas em um ECG incluem a onda P, onda Q, onda R, onda S, onda T e onda U.

Intervalo: O tempo entre dois eventos específicos do ECG. Os intervalos comumente medidos em um ECG incluem o intervalo de RP, intervalo QRS (também chamado de duração QRS), intervalo QT e intervalo RR.

Segmento: O comprimento entre dois pontos específicos em um ECG que deveriam estar na amplitude da linha de base (não negativo ou positivo). Os segmentos em um ECG incluem o segmento de RP, segmento ST e segmento TP.

Complexo: A combinação de múltiplas ondas agrupadas. O único complexo principal em um ECG é o complexo QRS.

Ponto: Há apenas um ponto em um ECG chamado de ponto J, que é onde termina o complexo QRS e o segmento ST começa.

A parte principal de um ECG contém uma onda P, complexo QRS e onda T. Cada um será explicado individualmente neste tutorial, assim como cada segmento e intervalo.

A onda P indica despolarização atrial. O complexo QRS consiste em uma onda Q, onda R e onda S e representa a despolarização ventricular. A onda T vem após o complexo QRS e indica repolarização ventricular.