Assign modules on offcanvas module position to make them visible in the sidebar.

A perda auditiva vem com a idade, mas pode afetar qualquer um. Pelo menos 25% das pessoas com mais de 50 anos sofrem de perda auditiva, e 50% das pessoas com mais de 80 anos experimentam isso. Uma maneira de testar a perda auditiva é através do uso de audiometria.

Um exame de audiometria testa o quão bem sua audição funciona. Testa tanto a intensidade quanto o tom dos sons, problemas de equilíbrio e outras questões relacionadas à função do ouvido interno. Um médico especializado em diagnosticar e tratar a perda auditiva administra o teste.

A unidade de medida para intensidade sonora é o decibéis (dB). Um ouvido humano saudável pode ouvir sons silenciosos, como sussurros. São cerca de 20 dB. Um som alto como um motor a jato está entre 140 e 180 dB. O tom de um som é medido em ciclos por segundo. A unidade de medida para o tom é Hertz (Hz). Tons baixos medem em torno de 50 Hz. Os seres humanos podem ouvir tons entre 20-20.000 Hz. A fala humana geralmente cai na faixa de 500-3.000 Hz.

Por que a audiometria é executada?

Um teste de audiometria é realizado para determinar o quão bem você pode ouvir. Isso pode ser feito como parte de uma triagem de rotina ou em resposta a uma perda notável de audição.

As causas comuns de perda auditiva incluem:

  • defeitos congênitos;
  • infecções crônicas de ouvido;
  • condições herdadas, como a otosclerose, que ocorre quando um crescimento anormal do osso impede que estruturas dentro do ouvido funcionem corretamente;
  • uma lesão na orelha;
  • doenças do ouvido interno, como a doença de Ménière ou uma doença autoimune que afetam o ouvido interno;
  • exposição regular a ruídos altos;
  • um tímpano rompido.

Danos no ouvido ou exposição a sons altos por um longo período podem causar perda auditiva. Sons mais altos que 85 dB, como alguém que exposta a shows musicais ou ouvir música em volume excessivamente alto, pode causar perda auditiva depois de apenas algumas horas. É bom usar proteção auditiva, como tampões de espuma, se você estiver exposto a música alta ou ruído industrial regularmente.

A perda auditiva sensorial ocorre quando as células ciliar na cóclea não estão funcionando corretamente. A cóclea é a parte da orelha que traduz vibrações sonoras em impulsos nervosos a serem enviados ao cérebro. A perda auditiva sensorial também pode ocorrer devido a danos no nervo que transportam informações sonoras para o cérebro ou danos a parte do cérebro que processa essas informações. Esse tipo de perda auditiva geralmente é permanente. Pode ser leve, moderado ou grave.

Os Riscos da Audiometria

  • A audiometria não é invasiva e não traz riscos.

Como se preparar para audiometria

Um exame de audiometria não requer nenhuma preparação especial. Tudo que você tem que fazer é comparecer à sua consulta a tempo e seguir as instruções do médico.

Como a audiometria é executada

Há alguns testes envolvidos em audiometria. Um teste de tom puro mede o som mais silencioso que você pode ouvir em diferentes arremessos. Envolve o uso de um audiômetro, que é uma máquina que reproduz sons via fones de ouvido. Toca-se uma variedade de sons, como tons e fala, em diferentes intervalos em um ouvido de cada vez, para determinar sua gama de audição. O médico lhe dará instruções para cada som. Provavelmente, eles vão pedir para você levantar a mão quando um som se torna audível.

Este teste não causa dor ou desconforto e leva cerca de uma hora.

Após audiometria

Após o teste, seu médico revisará seus resultados com você. Dependendo do quão bem você ouve volume e tom, seu médico lhe dirá sobre quaisquer medidas preventivas que você deve tomar, como usar tampões de ouvido em torno de ruídos altos, ou quaisquer medidas corretivas que você possa precisar, como usar um aparelho auditivo.