Assign modules on offcanvas module position to make them visible in the sidebar.

O que é impedanciometria?

A impedancimetria tem como foco o ouvido médio. Este teste tem um nome muito revelador, pois mede efetivamente a resistência gerada nos diferentes componentes do ouvido médio, e principalmente no tímpano, como resultado de um estímulo sonoro.

Uma impedancimetria consiste em duas partes: timpanografia e reflexo estapediano.

Timpanometria

Este primeiro "estágio" é bastante simples. Depois que o especialista verificar se não há obstrução no canal auditivo que impeça o teste de ser realizado corretamente, ele colocará um dispositivo no ouvido do paciente com a função de alterar a pressão do ar dentro dele e fazer com que o tímpano mover para os lados. Este é um exame otorrinolaringológico totalmente indolor e serve para avaliar o comportamento dessa onda sonora ao longo da orelha média. 

Reflexo Estapediano

A segunda parte da medição da impedância é o reflexo estapediano. Consiste basicamente em um som alto que provoca uma contração no músculo do estribo. Isso fará com que a impedância da cadeia ossicular aumente devido à diminuição da mobilidade. Esse reflexo é registrado e então estudado para se ter uma ideia orientadora do nível de audição do paciente.

Impedancemetria Pediátrica

Este teste não é invasivo, não requer qualquer ação ou participação por parte do paciente e é realizado em um minuto ou menos. Com esses recursos, é um exame que pode ser facilmente realizado em crianças, até mesmo em recém-nascidos.

Aqui na EMCORR, recomendamos fortemente que você cuide de sua saúde auditiva em todos os momentos, e que você conheça todos os diferentes testes e procedimentos criados para descobrir possíveis doenças que você pode (ou não) ter, e como melhorar essa situação se necessário. Se apesar de todas estas informações ainda tiver dúvidas, contacte-nos sem hesitar!