Assign modules on offcanvas module position to make them visible in the sidebar.

Escovar e usar fio dental são formas cotidianas de manter os dentes brilhantes, brancos e saudáveis. Ainda assim, se você pode sentir que seu sorriso está faltando algum brilho ou é mais amarelo do que costumava ser, você não está sozinho. Quando a Academia Americana de Odontologia Cosmética perguntou às pessoas o que elas mais gostariam de melhorar em seu sorriso, a resposta mais comum foi os dentes mais brancos. A Associação Americana de Ortodontistas também descobriu que quase 90% dos pacientes solicitavam clareamento dentário.

Pensando em clareamento de dentes? Pegue os fatos primeiro. Aqui estão cinco das perguntas mais comumente feitas sobre o processo.

Por que meus dentes mudaram de cor?

Com o tempo, seus dentes podem ir de branco para não tão brilhante por uma série de razões:

Comida e Bebida

Café, chá e vinho tinto são alguns dos principais culpados pela coloração. O que eles têm em comum? Pigmentos de cores intensos chamados cromogens que se prendem à parte branca e externa do seu dente(esmalte).

Fumar

Uso do tabaco Dois produtos químicos encontrados no tabaco criam manchas teimosas: piche e nicotina. O piche é naturalmente escuro. A nicotina é incolor até ser misturada com oxigênio. Então, ele se transforma em uma substância amarelada, manchando a superfície.

Idade

abaixo da casca externa branca e dura de seus dentes (esmalte) é uma área mais macia chamada dentina. Com o tempo, a camada externa do esmalte fica mais fina com a escovação e mais da dentina amarelada aparece.

Trauma

Se você foi atingido na boca, seu dente pode mudar de cor porque ele reage a uma lesão colocando mais dentina, que é uma camada mais escura sob o esmalte.

Medicamentos O escurecimento

do dente pode ser um efeito colateral de certos anti-histamínicos, antipsicóticos e medicamentos para pressão alta. Crianças pequenas que são expostas a antibióticos como tetraciclina e doxiciclina quando seus dentes estão se formando (seja no útero ou como um bebê) podem ter descoloração de seus dentes adultos mais tarde na vida. Quimioterapia e radiação de cabeça e pescoço também podem escurecer os dentes.

Como funciona o clareamento dos dentes?

Clareamento de dentes é um processo simples. Os produtos clareadores contêm um dos dois dentes (peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida). Esses alvejantes quebram manchas em pedaços menores, o que torna a cor menos concentrada e seus dentes mais brilhantes.

Clarear funciona em todos os dentes?

Não, é por isso que é importante falar com seu dentista antes de decidir clarear os dentes, já que os branqueques podem não corrigir todos os tipos de descoloração. Por exemplo, dentes amarelos provavelmente vão clarear bem, dentes marrons podem não responder tão bem e dentes com tons de cinza podem não clarear em tudo. O clareamento não funcionará em tampas, facetos, coroas ou recheios. Também não será eficaz se a descoloração do dente for causada por medicamentos ou uma lesão dentária.

Quais são minhas opções de clareamento?

Fale com seu dentista antes de começar. Se você é um candidato, há quatro maneiras de colocar o brilho de volta em seu sorriso:

Remoção de manchas Pastas de dentes

Todas as pastas de dentes ajudam a remover a mancha superficial através da ação de abrasivos leves que esfregam os dentes. Procure por pastas de dentes clareantes que ganharam o Selo de Aceitação para remoção de manchas (ele lhe dirá na embalagem). Estas pastas de dentes têm agentes de polimento adicionais que são seguros para seus dentes e fornecem eficácia de remoção de manchas. Ao contrário dos branqueamentos, esses tipos de produtos não mudam a cor dos dentes porque só podem remover manchas na superfície.

Branqueamento no consultório

Este procedimento é chamado de branqueamento à parte da cadeira e geralmente requer apenas uma visita ao consultório odontológico.

O dentista aplicará um gel protetor na gengiva ou um escudo de borracha para proteger suas gengivas. Alvejante é então aplicado nos dentes. Branqueamento em casa do seu dentista

Seu dentista pode fornecer-lhe uma bandeja personalizada para clareamento em casa.

Neste caso, o dentista lhe dará instruções sobre como colocar a solução de branqueamento na bandeja e por que período de tempo. Esta pode ser uma opção preferida se você se sentir mais confortável clareando em sua própria casa em um ritmo mais lento, mas ainda com a orientação de um dentista. Branqueamento fora do escritório pode levar de alguns dias a algumas semanas.

A concentração do agente branqueador nesses produtos é menor do que o que seu dentista usaria no escritório. Se você está pensando em usar um kit de branqueamento, discuta opções com seu dentista e procure por um com o Selo de Aceitação. Isso significa que foi testado para ser seguro e eficaz para clareamento de dentes. 

Há algum efeito colateral do clareamento dos dentes?

Algumas pessoas que usam dentes brancos podem experimentar sensibilidade dentária. Isso acontece quando o peróxido no branqueado passa pelo esmalte até a camada macia de dentina e irrita o nervo do seu dente. Na maioria dos casos, a sensibilidade é temporária. Você pode atrasar o tratamento, e depois tentar de novo.

O uso excessivo de branqueadores também pode danificar o esmalte dentário ou gengivas, por isso não deixe de seguir as instruções e conversar com o seu dentista.