Assign modules on offcanvas module position to make them visible in the sidebar.

O que é endocrinologia?

Endocrinologia é o estudo dos hormônios. Hormônios são essenciais para nossa sobrevivência diária. Eles controlam nossa temperatura, sono, humor, estresse, crescimento e muito mais.

Um endocrinologista é um médico que trata doenças relacionadas a problemas com hormônios. Um hormônio é um mensageiro químico que viaja de uma célula para outra. Os hormônios são liberados em uma parte do corpo, viajam na corrente sanguínea e têm um efeito em outra parte do corpo. Isso ajuda diferentes partes do corpo humano a se comunicarem entre si. Os hormônios são secretados por glândulas endócrinas, como a hipófise, tireoide ou glândulas suprarrenais. Nem todas as glândulas são classificadas como glândulas endócrinas; por exemplo, glândulas sudoríparas ou glândulas linfáticas não são glândulas endócrinas.

Hormônios são encontrados em todos os organismos com mais de uma célula, e assim são encontrados em plantas e animais. Eles influenciam ou controlam uma ampla gama de atividades fisiológicas, como crescimento, desenvolvimento, puberdade, nível de alerta, regulação e apetite do açúcar, crescimento ósseo, etc. Você também acha que os problemas com hormônios e a forma como eles trabalham contribuem para algumas das principais doenças da humanidade; por exemplo, diabetes, condições da tireoide, condições pituitárias, alguns problemas sexuais, alguns problemas neurológicos, apetite e obesidade, problemas ósseos, câncer, etc.

Há subespecialidades inteiras dedicadas a áreas específicas onde os hormônios funcionam. Por exemplo:

Endocrinologia pediátrica, olhando hormônios em crianças

Endocrinologia da tireoide, olhando como a tireoide afeta o metabolismo

Produtos químicos endócrinos, onde produtos químicos que imitam os efeitos dos hormônios estão presentes no ambiente

Endocrinologia comparativa, que analisa como hormônios semelhantes funcionam em diferentes espécies (por exemplo, de insetos, até peixes, aves, mamíferos, etc)

Às vezes, existem sociedades específicas dedicadas ao estudo dessas subespecialidades.