Assign modules on offcanvas module position to make them visible in the sidebar.

Existem várias modalidades de teste para o diagnóstico de infecção por SARS-CoV-2. O teste molecular (por exemplo, PCR) tem sido amplamente utilizado para fins diagnósticos desde o início da pandemia e é considerado o “padrão ouro” atual pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). 

Embora seja obrigatório relatar os resultados do teste de antígeno ao VDH, as recomendações provisórias observadas para o uso clínico e interpretação dos testes de antígeno não são mandatos ou requisitos. Os provedores devem utilizar seu julgamento clínico conforme apropriado para tomar a melhor decisão clínica para seus pacientes. 

Uso de testes de antígeno

Os testes de antígeno COVID-19 são projetados para o diagnóstico rápido de infecção ativa, detectando proteínas na superfície do vírus SARS-CoV-2 (o vírus que causa COVID-19) por meio de esfregaços nasais ou amostras clínicas semelhantes. Após a coleta da amostra, testes rápidos de antígeno no local de atendimento levam aproximadamente 15 minutos para finalizar um resultado.

Os testes de antígeno são geralmente menos sensíveis do que os métodos baseados em PCR e seu desempenho clínico depende das circunstâncias em que são usados. Por causa da sensibilidade mais baixa, resultados de teste de antígeno falso negativo são possíveis e o teste é mais preciso quando há uma alta probabilidade pré-teste de infecção por SARS-CoV-2 (por exemplo, alta prevalência de infecção na comunidade, um paciente cujo quadro clínico é consistente com COVID-19, etc.). Além disso, o transporte viral é maior no início da infecção; portanto, os testes de antígeno têm maior probabilidade de detectar um verdadeiro positivo no início da infecção. Até agora, todos os dados de desempenho foram apenas em pacientes sintomáticos no início do curso da infecção.

A maioria dos testes de antígeno deve ser usada dentro de 5–7 dias após o início dos sintomas, embora testes específicos, permitam testes até 12 dias após o início dos sintomas. Embora o uso primário do teste de antígeno deva ser voltado para o teste de indivíduos sintomáticos , os testes de antígeno também estão sendo usados ​​para testes de indivíduos assintomáticos, como funcionários em instalações de cuidados de longo prazo ou para triagem em determinados trabalhos, educacionais , ou outras configurações da comunidade. Este teste está ocorrendo mesmo que não haja dados de desempenho de teste publicados em indivíduos assintomáticos. Os provedores que conduzem testes em populações assintomáticas devem estar cientes do potencial de um resultado falso positivo presumido com um teste de antígeno que exigirá confirmação com um teste de PCR subsequente. 

Exemplos de populações ou circunstâncias em que o teste de antígeno pode ser considerado

  • Indivíduos sintomáticos nos quais há suspeita de COVID-19, particularmente dentro de sete dias do início dos sintomas, embora esta janela de tempo possa ser estendida com base nas instruções específicas do fabricante do teste.
  • Indivíduo (s) assintomático (s) com contato próximo a alguém com COVID-19 conhecido. Idealmente, o teste deve ocorrer aproximadamente uma semana após a última exposição conhecida. Se um indivíduo for suspeito de ter COVID-19 com base na exposição, um teste de antígeno pode ser considerado.
  • Residentes sintomáticos e assintomáticos e funcionários em ambientes congregados (por exemplo, lares de idosos ou ambientes semelhantes) onde testes menos frequentes e altamente sensíveis, como testes de PCR, não estão disponíveis ou estão sujeitos a tempos de resposta prolongados (> 48 horas).

Como parte de uma resposta ao surto em uma clínica de repouso, testes em série (antígeno ou PCR) devem ser realizados a cada 3-7 dias para todos os residentes e profissionais de saúde até que nenhum novo caso seja identificado em um período de 14 dias. Os testes de antígeno não devem ser usados ​​para determinar a duração das precauções baseadas na transmissão ou quando o pessoal de saúde pode retornar ao trabalho.

De acordo com os regulamentos do CMS , são necessários testes em série de rotina (usando antígeno ou PCR) da equipe da casa de saúde. Isso pode ser considerado em outros ambientes congregados.

Pessoas assintomáticas que NÃO são contatos próximos de um caso COVID-19 conhecido, em ambientes onde um teste altamente sensível não é viável ou os tempos de resposta são excessivos.

Esta triagem para a doença pode permitir a detecção precoce de COVID-19 para que uma intervenção de saúde pública imediata possa ser realizada.

Avaliação dos resultados do teste de antígeno

Os resultados devem ser interpretados levando-se em consideração a probabilidade de infecção pré-teste, incluindo as exposições recentes do paciente e a presença / ausência de sinais e sintomas clínicos consistentes com COVID-19. A tabela abaixo resume a interpretação dos resultados do teste de antígeno. As casas de saúde devem seguir as Considerações para o uso do teste do antígeno SARS-CoV-2 para obter informações específicas sobre medidas de prevenção e controle de infecção.