Assign modules on offcanvas module position to make them visible in the sidebar.

O termo endodontia é derivado de duas palavras gregas - "endo" que significa interior e "odons" que significa dente. Juntas, essas palavras significam estudo da parte interna do dente ou da polpa dentária. Especialistas em endodontia estão familiarizados com uma série de doenças que envolvem a polpa dentária e os procedimentos para tratá-los.

A polpa dentária é a parte mais interna do dente. A polpa é protegida pela parte mais externa do dente, o esmalte, bem como pela dentina que fica sob o esmalte. Esta invólucro dura da polpa protege-a de ser infectada por micróbios presentes na boca. Em casos de cárie dentária, essa cobertura externa corroa para formar buracos ou cavidades que exponham a polpa dentária a esses micróbios, bem como a temperaturas quentes e frias. Como a polpa é rica em nervos e vasos sanguíneos, a infecção da polpa pode levar à sensibilidade e dor de dente.

Alguns dos procedimentos utilizados na endodontia incluem:

Tratamento do canal radicular - Este é um dos procedimentos mais comuns para o tratamento da polpa dentária em casos moderados a graves de cárie dentária. O dente infectado é aberto na coroa para fornecer acesso ao canal radicular dentro. Todo o material infectado é removido e uma vez que o dente está limpo, o canal radicular é ampliado para que possa ser preenchido com um preenchimento dentário temporário. Uma vez curado o dente, este enchimento temporário é removido, substituído pelo enchimento permanente e o dente selado para evitar uma recorrência da infecção. Uma coroa pode ser colocada sobre o dente para proteger o dente cheio de danos.

A cirurgia de retirada endodôntica envolvendo a remoção da coroa protetora e o preenchimento no interior para que um dente que não se curou adequadamente ou tenha desenvolvido novos problemas possa ser retirado e reabastecido.

Tratando lesões ou rachaduras nos dentes que envolvem a polpa dentária.