Assign modules on offcanvas module position to make them visible in the sidebar.

A Nasofibroscopia é um procedimento para examinar as passagens nasais e seios da face. É feito com um endoscópio. Este é um tubo fino e flexível com uma pequena câmera e uma luz. Um otorrinolaringologista (otorrinolaringologista) geralmente realiza esse procedimento em seu consultório.

Os seios da face são um grupo de espaços formados pelos ossos do rosto. Eles se conectam com sua cavidade nasal. Este é o espaço cheio de ar atrás do seu nariz.

Durante o procedimento, o profissional de saúde insere o endoscópio em seu nariz. Ele ou ela o guia pelas passagens nasais e seios da face. As imagens da área podem ser vistas através do endoscópio. Isso pode ajudar no diagnóstico e tratamento de problemas de saúde. Em alguns casos, pequenas ferramentas podem ser usadas para colher pequenas amostras de tecido ou realizar outras tarefas.

Por que posso precisar de uma Nasofibroscopia?

Você pode precisar de uma Nasofibroscopia se o seu médico precisar de mais informações sobre problemas como:

  • Congestão nasal
  • Bloqueio nasal
  • Infecção nasal e sinusal (rinossinusite)
  • Pólipos nasais
  • Tumores nasais
  • Hemorragias nasais
  • Perda da capacidade de cheirar
  • Vazamento de líquido cefalorraquidiano

A endoscopia pode mostrar detalhes específicos, como o local do sangramento e edema do tecido nasal. Também pode ser usado para observar um tumor que pode ser câncer.

Em alguns casos, a Nasofibroscopia pode ser usada como tratamento. Por exemplo, pode ser feito em uma criança para remover um objeto estranho de seu nariz.

Seu provedor também pode aconselhar a endoscopia para ver como um tratamento para um problema de nariz ou seio nasal está funcionando. Por exemplo, pode mostrar se os pólipos nasais diminuíram.

A rinossinusite é um dos motivos mais comuns de Nasofibroscopia. Você pode ter sintomas como obstrução nasal, secreção nasal amarela ou esverdeada e dor facial. Seu médico pode usar o endoscópio para procurar inchaço e pólipos. Ele ou ela pode coletar pus da área infectada. Isso pode ajudar a mostrar o que está causando uma infecção e a melhor forma de tratá-la.

Um profissional de saúde pode usar um endoscópio nasal para fazer uma cirurgia minimamente invasiva. Isso é feito em um hospital ou centro cirúrgico. Para o tratamento de doenças como infecção sinusal, pólipos nasais e tumores nasais. A cirurgia é feita com ferramentas muito pequenas e não necessita de corte externo (incisão).

Quais são os riscos de uma Nasofibroscopia?

A Nasofibroscopia geralmente é segura. Mas pode ter complicações raras, como:

  • Sangramento nasal
  • Desmaio
  • Reação prejudicial ao descongestionante ou anestésico

Você pode correr um risco maior de sangrar se tiver um distúrbio de sangramento ou se tomar um anticoagulante. Seus próprios riscos podem variar de acordo com sua idade e outras condições de saúde. Pergunte ao seu médico sobre os riscos que mais se aplicam a você.

Como me preparo para uma Nasofibroscopia?

Pergunte ao seu médico se você deve parar de tomar algum medicamento antes do procedimento. Isso pode incluir anticoagulantes. Você deve ser capaz de comer e beber normalmente antes do procedimento. Seu médico pode lhe dar mais instruções sobre o que fazer antes do teste.

Pouco antes do procedimento, um descongestionante tópico pode ser pulverizado em seu nariz. Isso ajuda a reduzir o inchaço e permite que o endoscópio nasal passe facilmente pela cavidade nasal e seios da face. Seu nariz também pode ser pulverizado com um anestésico, que irá entorpecê-lo brevemente. No entanto, os profissionais de saúde podem precisar evitar esses medicamentos em circunstâncias especiais. Em certos casos, você também pode precisar de uma injeção (injeção) de anestésico.

O que acontece durante uma Nasofibroscopia?

Pergunte ao seu médico sobre o que esperar durante a Nasofibroscopia. A seguir estão algumas coisas que você pode experimentar em um procedimento típico:

Para o procedimento, você provavelmente se sentará ereto em uma cadeira de exame.

Depois de anestesiar a área, o médico inserirá o endoscópio em um lado do nariz.

Você pode achar isso um pouco desconfortável. Em caso afirmativo, informe seu provedor. Você pode precisar de mais medicamentos anestésicos ou de um endoscópio nasal menor.

Em uma narina, o profissional empurrará o endoscópio para frente para visualizar uma parte da cavidade nasal e seios da face.

Ele ou ela pode repetir esta etapa mais 2 vezes no mesmo lado do seu nariz. (Cada passagem permite que seu médico veja uma parte ligeiramente diferente de sua cavidade nasal e seios da face.)

O seu provedor pode então repetir o procedimento no lado oposto do seu nariz. Novamente, ele ou ela pode precisar de algumas passagens do escopo para obter as informações necessárias.

Se necessário, seu provedor pode remover uma amostra de tecido como parte da endoscopia. Ele ou ela pode enviar este tecido a um laboratório para ser verificado.

O que acontece depois de uma Nasofibroscopia?

Converse com seu médico sobre o que esperar após a Nasofibroscopia. Pergunte se ele ou ela tem instruções específicas. Se você fez o procedimento no escritório, poderá voltar para casa logo após o procedimento. Você deve ser capaz de realizar suas atividades normalmente. Informe o seu provedor se você tiver uma hemorragia nasal que não desaparece.

A Nasofibroscopia frequentemente fornece as informações necessárias para criar um plano de tratamento. Você pode discutir isso com seu médico logo após a endoscopia. Em outros casos, ele pode solicitar mais exames, como uma tomografia computadorizada. Se você retirou tecido durante o procedimento, esses resultados podem demorar alguns dias para voltar.

Siga todas as instruções do seu médico sobre medicamentos e acompanhamento. Em muitos casos, o seu provedor irá querer agendar outra Nasofibroscopia no futuro para ver como o seu tratamento está progredindo.

Próximos passos

Antes de concordar com o teste ou procedimento, certifique-se de saber:

  • O nome do teste ou procedimento
  • O motivo pelo qual você está realizando o teste ou procedimento
  • Quais resultados esperar e o que eles significam
  • Os riscos e benefícios do teste ou procedimento
  • Quais são os possíveis efeitos colaterais ou complicações
  • Quando e onde você fará o teste ou procedimento
  • Quem fará o teste ou procedimento e quais são as qualificações dessa pessoa
  • O que aconteceria se você não tivesse o teste ou procedimento